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São 72 horas de conteúdo extremamente objetivo, abordando todos os detalhes & conceitos (teoria+prática) de fotografia, câmera, luz, materiais, settings [...]

São 72 horas de conteúdo extremamente objetivo, abordando todos os detalhes & conceitos (teoria+prática) de fotografia, câmera, luz, materiais, settings de render e pós produção, aplicáveis em inúmeros desafios dentro do 3D Arquitetural (maquete 3d). Tudo isso lhe ajudará a realizar trabalhos comerciais rapidamente e com qualidade fotorealista.
This course is only avaliable in Brazilian Portuguese language

 

Formas de Pagamento

• à vista: Transferência bancária e/ou depósito em conta
• Parcelado no Cartão de Crédito via Mercado Pago: Até 12x COM juros
• Parcelado no Cartão de Crédito via Paypal: Até 4x SEM juros

Posso comprar o curso em conjunto com meu(s) amigo(s) ?

NÃO! O curso foi criado para apenas um aluno por compra. É importante lembrar que qualquer tentativa de distribuir login e senha para amigos, ou qualquer tentativa de burlar o uso de 1 curso comprado/1 aluno acarretará na perda do Acesso ao curso para sempre, sem qualquer devolução financeira além de pena prevista por lei.

EMPRESAS - É necessário comprar um curso para cada funcionário?

Existem descontos especiais para empresas, consulte os valores de acordo com sua necessidade enviando email para: contato@thilima.com.br
• Não deixe de orçar também consultorias e treinamentos em 3D que podem ser realizados presencialmente em sua empresa.

ATENÇÃO!!! – Não é permitido comprar apenas 1 curso e dividir entre vários funcionários, esta prática será penalizada com a Perda do acesso ao curso para sempre, sem qualquer devolução financeira, além de pena prevista por lei.

Posso comprar partes do curso separadamente?

Não! O curso foi feito de forma linear e separar em partes deixaria o aprendizado defasado.

3D Studio Max 2012 ou Superior

Para estar apto a realizar este curso o aluno dever ter conhecimentos BÁSICOS do software 3D Studio Max 2012(usado no curso) ou superior como: Interface, modelagem, uso de modificadores, etc.

Vray Render plugin para 3D Max / versão 2.3 (usado no curso) ou Superior

O aluno deve ter conhecimentos BÁSICOS do renderizador Vray em questão de interface. Não há a necessidade de qualquer conhecimento aprofundado da ferramenta, no curso o Vray será ensinado praticamente do zero.

Básico em Photoshop / CS5 ou Superior

Para iniciar este curso o aluno deve ter conhecimentos BÁSICOS de Photoshop, em especial de interface, trabalhar com layers, efeitos básicos, ajustes básicos.

Computador com internet banda larga

O computador usado no curso foi um i7 960, 12gb RAM, Nvidia GTX580. Banda larga é necessária para melhor aproveitamento dos vídeos que são acessíveis somente online e em alta qualidade

Plug-ins utilizados no Curso - Gratuitos e/ou Pagos

O computador usado no curso foi um i7 960, 12gb RAM, Nvidia GTX580.

É de responsabilidade do aluno obter os programas e plug-ins utilizados durante o curso, muitos deles são gratuitos e outros são pagos.

Os Plug-ins pagos quase sempre possuem uma versão demonstração por tempo limitado ou então alguma versão gratuita que não contempla todos os recursos da versão paga, todavia estas versões gratuitas/demo podem ser utilizadas para estudar o curso e posteriormente o aluno pode decidir comprar ou não dependendo de sua necessidade e/ou interesse.

A maior parte destes plug-ins não são necessários para o aprendizado principal do curso, que é o fotorealismo, porém muitos deles facilitam processos e aceleram seu workflow.

Vale lembrar que alguns plug-ins dependem da versão do seu 3D Studio Max e outros ainda dependem da versão de seu Vray e com o passar do tempo muitos destes plug-ins podem ser descontinuados, tenha isso em mente caso decida comprar os plug-ins. Deixo claro que desaprovo qualquer tipo de pirataria ou distribuição ilegal de softwares e plug-ins. Segue a lista dos plug-ins utilizados no curso:

Gratuitos

Relink Bitmaps: http://www.colinsenner.com/scripts/relink-bitmaps
VMC: http://www.oliverradford.com/3ds-max/scripts/vmc-vray-material-control/
Rock Generator: http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/rock-generator
Clone: http://www.itoosoft.com/freeplugins/clone.php
Floor Generator: https://www.cg-source.com/floorgenerator.php
Multi texture: https://www.cg-source.com/multitexture.php
Unique ID: https://www.cg-source.com/uniquematerialids.php

Pagos com Versão Demo/Gratuita

Book Manager: http://www.modelplusmodel.com/scripts/bookmanager.html
Marvelous Designer (15days trial): http://www.marvelousdesigner.com/product/pricing
EdgesChex (Não necessário para 3D Studio Max 2015 ou +): http://www.vg2max.spb.ru/edgechex.htm
Railclone: http://www.itoosoft.com/railclone.php
Forest Pro: http://www.itoosoft.com/forestpack.php
Unfold3D: http://www.polygonal-design.fr/
Magic Bullet Looks: https://www.redgiant.com/products/magic-bullet-looks/
Alien Skin (trial de alguns produtos apenas): https://app.alienskin.com/downloads/

Pagos:

Onyx Tree Storm: http://www.onyxtree.com/store.html
Multi Scatter: http://www.multiscatter.com/
Autograss: http://www.happy-digital.com/purchase

Quais são as versões de 3D Studio Max e Vray utilizadas no curso?

3D Studio Max 2012 e Vray 2.30 e 2.40.04 – Update Feito no 3D Studio Max 2017 + Vray 3.6

O Curso é Básico? Vou aprender o 3D Studio Max do zero?

Leia os pré requisitos! O curso ensinará apenas dicas e técnicas de modelagem, apontando ferramentas, plugins e scripts que ajudarão em sua linha de trabalho. É importande saber que o foco da modelagem no curso será somente este, não abordando nada muito básico. Todavia todos os outros temas do curso: Câmera, Iluminação, Materiais, Settings de Render e Pós produção terão uma abrangência muito maior do básico ao avançado

O curso é para fazer imagens artísticas?

O curso é direto ao ponto, e ensina como trabalhar imagens comerciais com o máximo de realismo no menor tempo possível como o mercado de trabalho demanda. Técnicas para desenvolver seu lado artístico e seu estilo próprio também são ensinadas e podem ser aplicadas caso seja a intenção do aluno.

Eu vou aprender a fazer a casa do projeto Butterfly?

NÃO! Você não irá recriar a casa Butterfly, contudo, a cena Butterfly é utilizada inúmeras vezes durante o curso como referência de técnicas de criação de luzes, materiais, etc. Com o objetivo de alcançar o mesmo fotorealismo projeto Butterfly, de forma ágil, aplicando em seus projetos comerciais.
O projeto Butterfly não é utilizado por ser muito incomum em sua estrutura e não muito aplicável nos projetos do dia-a-dia. Logo, os arquivos da casa Butterfly não acompanham o curso.

O curso é Online? DVD? Posso baixar as aulas? O que acompanha?

– O curso é somente online e qualquer tentativa de baixar as aulas será considerada como hacking, perdendo assim o acesso ao curso permanentemente, sem qualquer devolução financeira, bem como pena prevista por lei. Comprando o curso você tem acesso ao conteúdo dos vídeos do curso Butterfly, Marvelous Designer e Do zero à pós. Além disso os arquivos de criação de cada uma das aulas .MAX e .PSD.

Será que este curso serve para mim?

O curso serve para pessoas que possuem renders simples e buscam evoluir e atingir o fotorealismo. O curso também é ideal para pessoas com boas imagens já que conceitos e aulas teóricas agregarão conhecimentos para aplicação de fotorealismo não somente em vray como também em outros softwares/renderizadores expandindo o leque de atuação do profissional.

Como funciona o suporte? Como tirarei minhas dúvidas?

O suporte é feito 1 a 1, ou seja, você será auxiliado pelo professor independente da aula que estiver estudando no momento, desta forma cada aluno tem uma atenção especial como em um curso presencial. Este suporte é feito normalmente via mensagens pelo próprio facebook e para os alunos com maior dificuldade, via conferência (google hangout). O suporte é fornecido por até 6 meses após o início do curso.

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Grade do Curso


#001 – Organização – 19:24 mins

  • trabalhando e usando cache de texturas com “adobe bridge”
  • organizando o arquivo utilizando layers
  • ajuste fácil de iluminação com “vray light lister”
  • obj name
  • atalhos do teclado
  • relinkando suas texturas perdidas com “relink bitmaps”
  • ajustando globalmente seus materiais, com “vmc – Vray mtl control”
  • criando backups com increment on save

#002 – Modelagem – 6:30horas

  • criando, editando e exportando árvores, arbustos realistas com Onyx Treestorm
  • criando ambientação externa (chão de terra, estradas e gramados)
  • otimizando tamanho (MB) e velocidade de render na cena utilizando proxy
  • como aplicar materiais em proxies
  • vantagens e desvantagens de se utilizar proxy
  • preenchendo o ambiente externo de forma realista e randômica
  • criando gramado realista com multiscatter, forest pro e autograss
  • criando pedras com rock generator
  • Entendendo o Marvelous designer
  • criando almofadas e tecidos realistas (Marvelous Designer)
  • interagindo modelos do 3Dstudio max com tecidos criados no Marvelous Designer, aprendendo a modelar colchas, cortinas, cortinas suspensas, toalhas
  • criando tecido animado com vento (Marvelous Designer)
  • utilizando costuras e pins no Marvelous Designer, a fim de atingir modelagens detalhadas e avançadas
  • exportando os tecidos criados no Marvelous para 3Dstudio Max
  • modelagem poly (pentagram lamp, toalha enrolada, sofá capitonné, modelagem sobre foto)
  • conhecendo importantes modificadores (edge chex, displace, quadify mesh, clone)
  • criando ruas, cercas, tubulações..etc com Rail clone
  • utilizando o bookmanager para distribuir rapidamente objetos em prateleiras / gôndolas
  • aprendendo o floor generator para criar tábuas de madeira, pisos, tacos, pastilhas, dentre outras funções

#003 – Câmera – 03:33 Horas | Teoria & Prática

  • teoria – entendendo o funcionamento de uma câmera profissional real (fnumber, iso, shutter, dof, motionblur, vignette)
  • teoria – tipos de lentes reais e quando usar cada uma delas (ponto de fuga, dimensões, escala)
  • teoria – Gestalt (psicologia da forma/imagem) aplicada ao posicionamento e composição final
  • teoria – regras da fotografia (dos terços, diagonais, sombras, espirais, direção do olhar, primeiroxsegundo plano, molduras naturais, desfoque)
  • prática – camera real X standard X vray camera
  • prática – composição, exposição de luz, posicionamento (todos os parâmetros da vray camera)

#004 – Iluminação – 8:00 Horas | Teoria & Prática

  • teoria – entendendo definitivamente o LinearWorkflow (gamma 2.2)
  • teoria – luz, cor & emoção (referências reais x 3D)
  • teoria – GI – Iluminação indireta (referências reais x 3D)
  • teoria – luz indireta x luz direta, contraste, specular e sombras
  • teoria – color bleed, volume e “passagem” de luz
  • teoria – exemplos de erros de luz no 3D
  • prática – standard x vray lights (todos os parâmetros das vray lights)
  • prática – iluminação externa com sun+sky e dome+hdri (iluminação com os climas dia, noite, nublado e fim de tarde)
  • prática – iluminação interna com sun+sky e dome+hdri (iluminação com os climas dia, noite, nublado e fim de tarde)

#005 – Materiais – 11:42horas | Teoria & Prática

  • teoria – fotografando suas próprias texturas e entendendo as escalas (referências reais x 3D)
  • prática – edição de texturas no photoshop (expandindo suas texturas e criando texturas únicas sem repetição perceptível)
  • teoria – mapeamento e estudos de caso (direção, escala, posicionamento)
  • prática – mapeando com uvw, unwrap e unfold3d
  • teoria – materiais (entendendo de forma simples o pensamento de como criar qualquer material seguindo referências)
  • prática – compreendendo os nodes e as vantagens do slate material
  • prática – standard x vray materials (todos os parâmetros do vray material)
  • prática – multisub, randomizando materiais com multitexture e unique ID
  • prática – vray 2sided, overridemtl, mtl wrapper, light mtl, car paintprática – materiais avançados com: blend, shellac, composite, dirt, edges tex, distance tex, comp tex, mix, procedurais

#006 – Render Settings – 3:38 Horas

  • entendendo facilmente todos os parâmetros do F10
  • otimizando seu render com dicas importantes para manter a qualidade final e diminuir o tempo de render
  • entendendo e renderizando com render elements

#007 – Pós Produção – 4:53 Horas | Teoria & Prática

  • teoria – criando seu estilo/diferencial
  • teoria – organizando sua pós produção
  • teoria – color grading (referências reais x 3D)
  • teoria – cropando a imagem para aderir novas composições
  • teoria – contraste e efeitos (glare, bloom, flare, etc…)
  • prática – pós básica comercial (rápidos ajustes de cor e contraste
  • prática – pós avançada utilizando render elements e outras técnicas para atingir o fotorealismo e corrigir defeitos
  • prática – pós artística com 90% pós produção (edição e fotomontagem a partir de um render crú)
  • prática – desfoque e efeitos
  • prática – pós produção com magic bullet looks, alien skin e knoll light factory

#008 – UPDATES – AULAS EXTRAS VRAY 3.4 ou SUPERIOR

  • Migrando do Vray 2.XX para o Vray 3.XX
  • Gamma 2,2 – 3D Studio Max 2017 & Vray 3.6
  • Slate Material
  • Convertendo uma cena de Vray para Octane Render
  • Estudo de Caso – Correção de Cena – Elton
  • Estudo de Caso – Correção de Cena – Marcelo Mega
  • Estudo de Caso – Correção de Modelagem
  • Estudo de Caso – Correção de Iluminação – Pablo
  • Estudo de Caso – Correção de Iluminação – Wesley
  • Iluminação – Vray 3.5 – Externas
  • Iluminação – Vray 3.5 – Internas
  • Estudo de Caso – Otimização de tempo de render – Adriano
  • Estudo de Caso – Otimização de tempo de render – Noturna com muitas luzes – Marcel Souza
  • Perspective Correction
  • Photoshop – Curves, Levels, Hue & Saturation
  • Forest pro – Presets
  • Removendo Repetição de Texturas
  • Alterando imagem de Background – Pós Produção
  • Alterando imagem de Background – Direto no Render
  • Vray x Corona Renderer
  • White Balance & Camera Raw
  • Dica: Pesquisando referências
  • Criando chama de fogão
  • Como posicionar corretamente as plantas baixas em formato imagem (.jpg)

 

Aula Final – Do Zero (Modelagem) à Pós Produção


#001 – Modelagem (imagens externas) – 6:33 horas

  • posicionando as plantas baixas na cena
  • aprendendo 3 formas de modelar paredes/aberturas
  • refinando a modelagem para maior realismo
  • modelando ambiente de forma natural (chão de terra para aplicação de grama e árvores)
  • modelando móveis e decoração para a cena
  • modelando cortinas e travesseiros com “Marvelous Designer”
  • modelando varios tipos de vegetações (árvores, arbustos, pinheiros, coqueiros…) com Onyxtree storm
  • otimizando a poligonagem dos objetos na cena e ajustando Proxies da melhor forma possível

#002 – Iluminação (imagens externas) – 2:25horas

  • posicionamento de luzes
  • dicas de contraste/ specular e sombras visando realismo
  • Iluminação Hdri (dia / final de tarde)
  • Iluminação Sun + Sky (dia / final de tarde)
  • criando ruas, cercas, tubulações..etc com Rail clone
  • utilizando o bookmanager para distribuir rapidamente objetos em prateleiras / gôndolas
  • aprendendo o floor generator para criar tábuas de madeira, pisos, tacos, pastilhas, dentre outras funções

#003 – Materiais | Teoria & Pratica (imagens externas) – 11:55horas

Serão abordados os seguintes materiais:
– água de piscina (com caustics)
– concreto
– asfalto (incluindo asfalto molhado)
– tecido sofás (aveludado)
– metais (rústicos, usados, cromados, foscos, escovados)
– plásticos
– janelas de vidro
– vidros coloridos
– paredes brancas
– mármores
– pedras
– pastilhas
– madeiras
– terracota
– pedriscos
– material translucido para vegetação (grama, arbustos, plantas, árvores)
– materiais avançados (vray 2 sided, composite, comptex, blend, Vray blend)

#004 – Câmeras, Render & Pós produção (imagens externas) – 2:42horas

  • Otimização de render em qualidade x tempo
  • Otimizando tempo para renders de imagens muito grandes
  • Correção de erros (noise, manchas, GI)
  • Pós produção utilizando render elements
  • Aplicação de Background com alpha (principalmente retirando contornos indesejados de áreas detalhadas como árvores)
  • Color Grading
  • Formatos de exportação

#005 – Iluminação (imagens internas) – 1:20horas

  • Iluminação HDRI (inverno / noturna)
  • Aplicação prática de teorias da iluminação

#006 – Materiais (imagens internas) – 6:50horas

Serão abordados os seguintes materiais:
– porcelanato
– tecido de sofá
– tapete (com vray fur e penteado)
– tijolinho a vista
– madeiras (foscas, lisas, rústicas e com variação de reflexos)
– vidros de taças e copos (forma correta de preencher com líquidos)
– metal de talheres
– porcelanas (pratos)
– plásticos coloridos (com variação de reflexos)
– pintura preta
– cortinas translucidas
– metais (foscos, escovados e com deformações)
– granito preto
– metal preto
– couro preto
– randomização de texturas
– car paint

#007 – Render & Pós produção | Teoria & Prática (imagens internas) – 1:30horas

  • Otimização de render em qualidade x tempo
  • Correção de erros (noise, manchas, GI)
  • Pós produção utilizando técnicas de cor e contraste apenas com máscaras
  • Utilização de render elements
  • Aplicação de Background com alpha (principalmente retirando contornos indesejados de áreas detalhadas como árvores)
  • Color Grading
  • Formatos de exportação

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