• LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

Login

Vray comprou o Corona Renderer: O que vai mudar ?

Nesta sexta-feira, 25 de agosto de 2017, tivemos uma das noticias mais impossíveis de se prever na área de Renderização & CG. A Render Legion, fabricante do Corona Renderer foi comprada pela Chaos Group, fabricante do Vray. Isso mesmo!!! Os 2 maiores concorrentes de Renderização CPU se uniram. O que vai mudar?

 

• O Corona Renderer vai acabar?

“Corona Renderer está aqui pra ficar. Nós sabemos que esta é a primeira preocupação dos usuários, então vale a pena repetir – Corona Renderer está aqui para ficar.”

Adam Hotový – Render Legion | Corona Renderer

 

 

A notícia que fez muitas pessoas conferirem o calendário para terem certeza que não era mesmo 1º de Abril acabou gerando uma série de mitos, especulações e falsas notícias por toda a internet e com este post eu espero retirar todas as suas dúvidas sobre esta nova grande parceria.

O grande anúncio foi feito no evento D2 Conference Vienna 2017 – http://vienna.d2conferences.com. Você pode assistir como foi a reação do público ao saber desta grande notícia no vídeo abaixo:

 

Quem acompanha o mercado 3D há um bom tempo deve se lembrar de algumas fusões empresariais que por fim não agradaram muito ao usuário final, ao exemplo do software Softimage XSI que estava com uma plataforma muito sólida e após ser comprada pela Autodesk (desenvolvedora do 3D Studio Max) teve seu desenvolvimento deixado de lado até que por fim, o XSI foi descontinuado.

Se espelhando nesta história, o grande medo dos usuários (especialmente do Corona) é que com a aquisição da Chaos Group, o Corona Renderer perca a força e futuramente seja esquecido,  já que o Vray é o “carro-chefe” da Chaos Group. Se você acha que essa nova fase destas companhias será tão ruim assim, eu vou contar uma coisa pra vocês:

 

• Os desenvolvedores do Vray e do Corona já estão trabalhando juntos há vários meses…

 

“As Daily Builds do Corona 1.7 estão 20% a 50% mais rápidas porque estão usando o DMC Sampler do Vray já em parceria com a Chaosgroup. E você nem sabia…

 

Por que a Render Legion | Corona Renderer se integrou à família Chaos Group?

 

Vlado (Desenvolvedor do Vray) & Ondra (Desenvolvedor do Corona)

 

O Corona Renderer precisava evoluir rapidamente, precisava de mão de obra especializada para este tipo de programação e para isso faltava uma coisa muito importante, o dinheiro e/ou financiamento. Nos últimos tempos eles procuraram várias pessoas que pudessem financiar e ajudar no desenvolvimento mais acelerado do Corona. Eles receberam várias propostas, porém a grande parte das propostas não uniam as duas principais necessidades da empresa em um mesmo pacote:

• Investimento ($)
• Mão de obra com experiência na Área

Após uma longa busca a Render Legion acabou pensando em uma parceria estratégica que pudesse fornecer as duas coisas. Neste ponto entrou a Chaos Group dirigida de Vlado e Peter. Um grande ponto de identificação foi o fato da Chaos Group também ter saído do nada e seguido em frente muito mais pelo desejo de entregar um ótimo produto, do que somente por um interesse financeiro.

Vale lembrar que a necessidade de um investimento externo, além de justificado pela ampliação do número de funcionários, é uma forma de suprir alguns déficits causados por exemplo pela pirataria, que afeta fortemente uma empresa que ainda é “pequena”, mesmo com um produto de altíssima qualidade e conhecido mundialmente.

“Render Legion é um time brilhante e nós compartilhamos das mesmas visões e paixões. Trabalhando juntos nós poderemos fazer tanto o V-Ray quanto o Corona melhores – de uma forma que não conseguiríamos fazer sozinhos

Vlado – Chaos Group | Vray

 


 

• Quais são os próximos planos da Chaos Group & Render Legion ?

 

1 – O Vray vai continuar a existir? O Corona vai continuar a existir?

R. Sim! Ambos os renderizadores continuarão a existir com os respectivos desenvolvimentos independentes. Isso foi parte do acordo desde o começo!!! Acham mesmo que o Ondra aceitaria se juntar com a Chaosgroup caso isso não fosse funcionar exatamente dessa forma? Se você migrou para o Corona, calma, tudo continuará como antes.

 

2 – Existirá espaço no futuro para 2 Renderizadores concorrentes sob a mesma empresa?

R. Nós acreditamos que sim! Ambos os renderizadores conseguem atingir resultados maravilhosos com mais ou menos as mesmas funcionalidades direcionando o Vray para usuários que procuram uma completa flexibilidade de todas as ferramentas possíveis de um renderizador e o Corona para usuários que preferem a praticidade e simplicidade dos parâmetros de render. Eliminar o Corona Renderer seria um erro de estratégia e não traria mais clientes para o Vray, pelo contrário.

 

3 – O que os usuários podem esperar que aconteça nas próximas semanas/meses?

R. Não haverão grandes mudanças nas próximas semanas. Tanto o Corona quanto o Vray continuarão com o desenvolvimento e implementações de ferramentas já previstas. Algumas coisas como por exemplo as ferramentas voltadas à VFX (efeitos especiais), como por exemplo a introdução do OpenVDB estão sendo desenvolvidos para o Corona, em parceria com os desenvolvedores da Chaosgroup, bem como o DMC Sampler do Vray que já foi inserido no Corona nas últimas versões.

 

4 – Existe a pretensão de unir os melhores pontos dos dois renderizadores: Ex: V-rona ou C-ray?

R. Não! Este tipo de união não faria o menor sentido. Nossos planos são de fazer com que todos os Modelos, Materiais, Maps e Proxies do Vray sejam renderizáveis no Corona e vice-versa. Em outras palavras, ambos os renderizadores serão compatíveis sem a necessidade de conversores.

 

5 – O preço do Corona Renderer é muito mais barato que o  Vray. A Chaosgroup pretende aumentar o preço do Corona?

R. Não! Nós reconhecemos que um dos grandes diferenciais do Corona Renderer é a flexibilidade de pagamentos e não pretendemos fazer alterações nesse sentido.

 


• Thi Lima, o que acontecerá com o Curso Completo de Corona Renderer | Fotorrealismo: Do básico ao Avançado (Português)?

R. Nada mudou! O Curso continuará com o desenvolvimento normalmente 🙂

0 responses on "Vray comprou o Corona Renderer: O que vai mudar ?"

Leave a Message

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Get awesome monthly updates on news, courses, products, freebies and special promotions.

You have Successfully Subscribed!

top
Thi Lima - 3D, Consulting & Online Schoool - All rights reserved  | São Paulo/SP