Descrição
O foco das mais de 33 horas/aula do curso Do Zero à Pós vol.1, é principalmente atingir o fotorealismo em uma cena trabalhando-a do zero, ou seja, desde a planta baixa, passando por todos os processos de modelagem de ambiente (vegetação, cenário, etc), como também modelagem dos elementos e objetos que complementam a cena (móveis, decoração, cortinas). Além disso são explorados 4 tipos principais de iluminação para situações internas e externas: Diurna, inverno, noturna e final de tarde. São trabalhados os posicionamentos de câmera na cena e posteriormente a criação de materiais, parte esta, provavelmente uma das mais importantes para o realismo em sua cena, após este processo, entramos nas aulas de render, onde são apresentadas diversas formas de otimizar a qualidade x tempo de render. Para finalizar são passadas ótimas técnicas de pós produção. O mais interessante deste curso é que são ensinados todos os processos tanto para imagens externas como para imagens internas.
This course is avaliable in Brazilian Portuguese language ! Spanish? click here
Pré Requisitos
3D Studio Max 2012 ou Superior
Para estar apto a realizar este curso o aluno dever ter conhecimentos BÁSICOS do software 3D Studio Max como: Interface, modelagem, uso de modificadores, etc.
Vray Render plugin para 3D Max / versão 2.3 ou Superior
O aluno deve ter conhecimentos BÁSICOS do renderizador Vray em questão de interface. Não há a necessidade de qualquer conhecimento aprofundado da ferramenta, no curso o Vray será ensinado praticamente do zero.
Básico em Photoshop / CS5 ou Superior
Para iniciar este curso o aluno deve ter conhecimentos BÁSICOS de Photoshop, em especial de interface, trabalhar com layers, efeitos básicos, ajustes básicos.
Computador com internet banda larga
O computador usado no curso foi um i7 960, 12gb RAM, Nvidia GTX580. Banda larga é necessária para melhor aproveitamento dos vídeos que são acessíveis somente online e em alta qualidade
Plug-ins utilizados no Curso - Gratuitos e/ou Pagos
É de responsabilidade do aluno obter os programas e plug-ins utilizados durante o curso, muitos deles são gratuitos e outros são pagos.
Os Plug-ins pagos quase sempre possuem uma versão demonstração por tempo limitado ou então alguma versão gratuita que não contempla todos os recursos da versão paga, todavia estas versões gratuitas/demo podem ser utilizadas para estudar o curso e posteriormente o aluno pode decidir comprar ou não dependendo de sua necessidade e/ou interesse.
A maior parte destes plug-ins não são necessários para o aprendizado principal do curso, que é o fotorealismo, porém muitos deles facilitam processos e aceleram seu workflow.
Vale lembrar que alguns plug-ins dependem da versão do seu 3D Studio Max e outros ainda dependem da versão de seu Vray e com o passar do tempo muitos destes plug-ins podem ser descontinuados, tenha isso em mente caso decida comprar os plug-ins. Deixo claro que desaprovo qualquer tipo de pirataria ou distribuição ilegal de softwares e plug-ins. Segue a lista dos plug-ins utilizados no curso:
Gratuitos
Clone: http://www.itoosoft.com/freeplugins/clone.php
Floor Generator: https://www.cg-source.com/floorgenerator.php
Multi texture: https://www.cg-source.com/multitexture.php
Unique ID: https://www.cg-source.com/uniquematerialids.php
Pagos com Versão Demo/Gratuita
Book Manager: http://www.modelplusmodel.com/scripts/bookmanager.html
Marvelous Designer (15days trial): http://www.marvelousdesigner.com/product/pricing
EdgesChex (Não necessário para 3D Studio Max 2015 ou +): http://www.vg2max.spb.ru/edgechex.htm
Railclone: http://www.itoosoft.com/railclone.php
Forest Pro: http://www.itoosoft.com/forestpack.php
Pagos:
Onyx Tree Storm: http://www.onyxtree.com/store.html
FAQ – Perguntas Frequentes / Leia antes de comprar
Quais são as versões de 3D Studio Max e Vray utilizadas no curso?
3D Studio Max 2012 e Vray 2.30 e 2.40.04
O Curso é Básico? Vou aprender o 3D Studio Max do zero?
Leia os pré requisitos! O curso ensinará apenas dicas e técnicas de modelagem, apontando ferramentas, plugins e scripts que ajudarão em sua linha de trabalho. É importande saber que o foco da modelagem no curso será somente este, não abordando nada muito básico. Todavia todos os outros temas do curso: Câmera, Iluminação, Materiais, Settings de Render e Pós produção terão uma abrangência muito maior do básico ao avançado
O curso é para fazer imagens artísticas?
O curso é direto ao ponto, e ensina como trabalhar imagens comerciais com o máximo de realismo no menor tempo possível como o mercado de trabalho demanda. Técnicas para desenvolver seu lado artístico e seu estilo próprio também são ensinadas e podem ser aplicadas caso seja a intenção do aluno.
Eu vou aprender a fazer a casa do projeto Butterfly?
NÃO! Você não irá recriar a casa Butterfly, contudo, a cena Butterfly é utilizada inúmeras vezes durante o curso como referência de técnicas de criação de luzes, materiais, etc. Com o objetivo de alcançar o mesmo fotorealismo projeto Butterfly, de forma ágil, aplicando em seus projetos comerciais.
O projeto Butterfly não é utilizado por ser muito incomum em sua estrutura e não muito aplicável nos projetos do dia-a-dia. Logo, os arquivos da casa Butterfly não acompanham o curso.
O curso é Online? DVD? Posso baixar as aulas? O que acompanha?
O curso é somente online e qualquer tentativa de baixar as aulas será considerada como hacking, perdendo assim o acesso ao curso permanentemente, sem qualquer devolução financeira, bem como pena prevista por lei. Comprando o curso você tem acesso ao conteúdo dos vídeos do curso Do zero à pós Vol.1. Além disso os arquivos de criação de cada uma das aulas .MAX e .PSD.
Será que este curso serve para mim?
O curso serve para pessoas que possuem renders simples e buscam evoluir e atingir o fotorealismo. O curso também é ideal para pessoas com boas imagens já que conceitos e aulas teóricas agregarão conhecimentos para aplicação de fotorealismo não somente em vray como também em outros softwares/renderizadores expandindo o leque de atuação do profissional.
Posso comprar o curso em conjunto com meu(s) amigo(s) ?
NÃO! O curso foi criado para apenas um aluno por compra. É importante lembrar que qualquer tentativa de distribuir login e senha para amigos, ou qualquer tentativa de burlar o uso único por curso comprado acarretará na perda do acesso ao curso para sempre, sem qualquer devolução financeira além de pena prevista por lei.
Como funciona o suporte? Como tirarei minhas dúvidas?
O suporte é feito 1 a 1, ou seja, você será auxiliado pelo professor independente da aula que estiver estudando no momento, desta forma cada aluno tem uma atenção especial como em um curso presencial. Este suporte é feito normalmente via mensagens pelo próprio facebook e para os alunos com maior dificuldade, via conferência (google hangout). O suporte é fornecido por até 6 meses após o início do curso.
Sou empresa, necessito comprar um curso para cada funcionário?
Existem pacotes especiais para empresas, consulte os valores de acordo com sua empresa enviando email para: contato@thilima.com.br
Não deixe de orçar também consultorias e treinamentos em 3D que podem ser realizados presencialmente em sua empresa.
Posso comprar partes do curso separadamente?
Somente as aulas DO ZERO À PÓS são vendidas separadamentes em forma de novos cursos.
Quais são as diferenças entre os cursos Fotorealismo com Vray (Butterfly) X Do Zero à Pós Vol.1?
Veja as diferenças neste link: https://thilima.com.br/blog/quais-sao-principais-diferencas-entre-os-cursos-fotorealismo-com-vray-x-zero-pos-vol-1
Grade do Curso
1 – Modelagem (imagens externas) – 6:33 horas
- posicionando as plantas baixas na cena
- aprendendo 3 formas de modelar paredes/aberturas
- refinando a modelagem para maior realismo
- modelando ambiente de forma natural (chão de terra para aplicação de grama e árvores)
- modelando móveis e decoração para a cena
- modelando cortinas e travesseiros com “Marvelous Designer”
- modelando varios tipos de vegetações (árvores, arbustos, pinheiros, coqueiros…) com Onyxtree storm
- otimizando a poligonagem dos objetos na cena e ajustando Proxies da melhor forma possível
2 – Iluminação (imagens externas) – 2:25horas
- posicionamento de luzes
- dicas de contraste/ specular e sombras visando realismo
- Iluminação Hdri (dia / final de tarde)
- Iluminação Sun + Sky (dia / final de tarde)
- criando ruas, cercas, tubulações..etc com Rail clone
- utilizando o bookmanager para distribuir rapidamente objetos em prateleiras / gôndolas
- aprendendo o floor generator para criar tábuas de madeira, pisos, tacos, pastilhas, dentre outras funções
3 – Materiais | Teoria & Pratica (imagens externas) – 11:55horas
Serão abordados os seguintes materiais:
– água de piscina (com caustics)
– concreto
– asfalto (incluindo asfalto molhado)
– tecido sofás (aveludado)
– metais (rústicos, usados, cromados, foscos, escovados)
– plásticos
– janelas de vidro
– vidros coloridos
– paredes brancas
– mármores
– pedras
– pastilhas
– madeiras
– terracota
– pedriscos
– material translucido para vegetação (grama, arbustos, plantas, árvores)
– materiais avançados (vray 2 sided, composite, comptex, blend, Vray blend)
4 – Câmeras, Render & Pós produção (imagens externas) – 2:42horas
- Otimização de render em qualidade x tempo
- Otimizando tempo para renders de imagens muito grandes
- Correção de erros (noise, manchas, GI)
- Pós produção utilizando render elements
- Aplicação de Background com alpha (principalmente retirando contornos indesejados de áreas detalhadas como árvores)
- Color Grading
- Formatos de exportação
5 – Iluminação (imagens internas) – 1:20horas
- Iluminação HDRI (inverno / noturna)
- Aplicação prática de teorias da iluminação
6 – Materiais (imagens internas) – 6:50horas
Serão abordados os seguintes materiais:
– porcelanato
– tecido de sofá
– tapete (com vray fur e penteado)
– tijolinho a vista
– madeiras (foscas, lisas, rústicas e com variação de reflexos)
– vidros de taças e copos (forma correta de preencher com líquidos)
– metal de talheres
– porcelanas (pratos)
– plásticos coloridos (com variação de reflexos)
– pintura preta
– cortinas translucidas
– metais (foscos, escovados e com deformações)
– granito preto
– metal preto
– couro preto
– randomização de texturas
– car paint
7 – Render & Pós produção | Teoria & Prática (imagens internas) – 1:30horas
- Otimização de render em qualidade x tempo
- Correção de erros (noise, manchas, GI)
- Pós produção utilizando técnicas de cor e contraste apenas com máscaras
- Utilização de render elements
- Aplicação de Background com alpha (principalmente retirando contornos indesejados de áreas detalhadas como árvores)
- Color Grading
- Formatos de exportação
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