Quais são as principais diferenças entre os cursos Fotorealismo com Vray (Butterfly) x Do Zero à Pós Vol.1?

“Esta é uma das perguntas que eu mais recebi desde o lançamento do meu curso de 3D completo, o Fotorealismo com Vray, também conhecido inicialmente como Curso Butterfly. Tentei por diversas formas suprir esta dúvida comum através de um FAQ, este, que por muitas vezes passou despercebido pelos usuários e/ou futuros alunos.”

 

Para explicar de uma forma simplificada a diferença entre ambos é necessário compreender primeiro a estrutura do curso completo, Fotorealismo com vray (Butterfly):

1.

ORGANIZAÇÃO

O curso completo começa de algo muito importante que é a organização, tópico esquecido na grande maioria dos cursos do mercado. Nesta aula gratuita eu ensino algumas formas de otimizar sua organização e acelerar o seu workflow

2.

MODELAGEM

As aulas de modelagem são direcionadas especialmente para imagens Externas, pois sempre senti uma qualidade muito inferior neste tipo de imagens para a maioria das pessoas que estão trabalhando na área.

Eu ensino desde a criação de uma árvore, grama, criação do terreno e aplicação da vegetação de forma organizada e leve para a viewport e também para a renderização.

Além disso, mostro desde o básico a utilizar o software Marvelous Designer, este que é um programa perfeito para a criação de tecidos de todo tipo.

3.

FOTOGRAFIA, CÂMERA & COMPOSIÇÃO

Nestas aulas você aprende de fato como é o funcionamento de uma câmera fotográfica profissional, diferença entre as lentes reais e o comparativo com a câmera física do Vray.

Ainda focando na teoria eu explico o que é Gestalt (psicologia da forma/imagem) de uma forma sintética e como aplicar tais conceitos em suas composições finais. Além disso explico detalhadamente algumas regras da fotografia (regra dos terços, diagonais, sombras, espirais, direção do olhar, primeiro X segundo plano, molduras naturais, desfoques, etc). Sempre mostrando paralelamente uma comparação com a câmera do Vray na prática.

Finalizando com aulas somente práticas em que eu explico todos os parâmetros da physical camera do vray e também o controle de exposição de luz, posicionamentos de câmera e composições. Ou seja, é quase um curso de fotografia aplicado ao 3D

4.

ILUMINAÇÃO

Nas aulas de iluminação eu começo explicando de uma vez por todas a forma correta de se configurar o Linear Workflow (gamma 2.2) e porque ele é tão importante. A partir deste ponto eu explico sobre luz, cor e emoção, sempre comparando referências reais X imagens renderizadas. Com estas aulas você pode ter uma noção maior de como expressar sentimentos através de cores ou mesmo através da Iluminação.

Muitos outros conhecimentos importantíssimo são ensinados como por exemplo, como se comporta o GI – iluminação indireta com referências reais X 3D, como entender no mundo real e dominar no mundo 3D o controle sobre a luz direta x indireta, como obter contraste adquirindo os brilhos e sombras que avivam as formas de seus objetos. Para finalizar a parte teórica eu mostro exemplos de erros de iluminação em projetos 3D.

Pulando para a parte prática eu mostro as diferenças principais entre as luzes Standard e as Luzes do Vray, no caso das Vray lights eu mostro para que serve cada um dos parâmetros. Finalizo então mostrando como iluminar cenas externas em 4 climas diferentes: Diurno, Noturno, Inverno, Final de Tarde e nas aulas seguintes os 4 climas se aplicam à iluminação para ambientes Internos.

5.

TEXTURAS & MATERIAIS

Nestas aulas eu faço um intercâmbio de informações entre teoria e prática, começando pela forma correta de fotografar suas próprias texturas, posteriormente editando-as no photoshop para retirar repetições visiveis e/ou criando texturas novas.

Em um segundo momento eu explico um pouco sobre Mapeamento, também apresentando alguns estudos de caso, mostrando especialmente como ajustar a direção, escala e posicionamento de suas texturas. E claro aplicando esta teoria com dois tipos de mapeamentos: UVW Map e em seguida UNWRAP UVW.

Voltando a parte teórica, eu mostro com exemplos, qual é uma das formas mais fáceis de se entender o comportamento dos materiais do mundo e especialmente eu mostro que com essa técnica você é capaz de ficar independente de bibliotecas prontas, sendo capaz de criar QUALQUER material, somente se baseando e sabendo observar corretamente referências reais.

Para aplicar estes conceitos na prática, eu primeiramente mostro de forma bem simples como funcionam os nodes e quais são as vantagens do Slate Material (modo de edição de materiais em forma de organograma do 3D Max). Faço então um comparativo entre os materiais Standard X Vray Materials (explicando todos os parâmetros dos Vray Materials).

Além disso eu mostro diversas técnicas utilizando-se do Multisub, randomizando materiais com o plugin MultiTexture e o Script Unique ID, sem deixar de lado materiais como vray 2sided, overridemtl, mtl wrapper, light mtl, car paint e materiais avançados como: blend, shellac, composite, dirt, edges tex, distance tex, comp tex, mix, procedurais.

6.

RENDER SETUP / QUALIDADE X TEMPO

Nas aulas de setagem de Render eu explico definitivamente todos os parâmetros das janelas do Render Setup (F10), bem como, otimizar seu render em questão de qualidade x tempo (eliminar noise, manchas, serrilhados) e um pouco sobre a renderização de render elements, para em seguida trabalhar na pós produção.

7.

PÓS PRODUÇÃO

Começando com a teoria eu explico um pouco sobre algumas formas de você criar seu próprio estilo/diferencial em suas cenas através da pós produção, baseando-se em referências já existentes como de filmes/séries de tv. Formas de organização, compreensão do que é o Color grading, crop para aderir novas composições, além de contraste e efeitos (glare, bloom, flare) também são ensinadas.

Para a parte prática eu dividi em 3 aulas: A primeira explicando apenas uma pós produção básica, com rápidos ajustes de cor, contraste e troca de background. A segunda um pouco mais avançada, mostrando como trabalhar com render elements e outras técnicas com o objetivo de atingir o foto realismo e corrigir eventuais defeitos. E por último a pós artística em que 90% da cena é pós produção, similar ao Matte Painting, partindo de uma cena praticamente crua em termos de finalização/ambientação. Com as últimas aulas mostrando como fazer o desfoque de câmera (Dof + Zdepth channel), entre outros efeitos de pós.

 

“Eis eu me dei conta do seguinte. O aluno aprenderia todo o conteudo de forma isolada, por exemplo: somente modelagem, somente iluminação, somente materiais, etc.. Portanto, faltava algo que aglomerasse todo este conhecimento de uma forma prática aplicando-o todo de uma vez, em uma só cena, e foi ai que surgiu a ideia de gravar mais aulas para o Curso Completo, hoje vendidas também separadamente com o nome de: Do Zero à Pós Vol.1

Do Zero à Pós Vol.1

Entendendo a estrutura do curso.

Como dito acima, o Do zero à Pós Vol.1 nada mais é do que as últimas aulas do Curso Completo, Fotorealismo com Vray (Butterfly) vendidas separadamente. Estas aulas foram criadas com o intuito de deixar o curso mais completo, aplicando todos os conceitos do curso Completo em uma cena desde o “zero”, ou seja, desde a planta baixa, até a pós produção, passando por todos os processos minuciosamente. O projeto utilizado como referência para o curso se chama House M e é um projeto Original da empresa Monovolume Architecture + Design

 

 

Por se tratar de aulas que são explicadas desde as bases da modelagem arquitetural até a finalização, eu decidi então vendê-las separadamente, em forma de curso, e estas aulas ganharam o nome de: Do Zero à Pós Vol.1

1.

MODELAGEM

As aulas “Do Zero à Pós” são muito mais objetivas e práticas do que àquelas abordadas durante o curso completo. Começo ajustando o posicionamento das plantas baixas (.jpg) na cena, ensinando 3 formas de modelar a arquitetura e além disso todo o ambiente da forma mais natural possível, bem como, gramas, árvores, arbustos e as melhores formas de distribui-las pelo terreno. Como complementação à cena mostro como modelar a maioria dos móveis da cena, e outros detalhes como cortinas e almofadas.

2.

ILUMINAÇÃO (EXTERNAS)

Apresento as melhores formas de posicionar suas luzes e dou dicas de Brilhos X Contraste, visando sempre o realismo. Mostro como iluminar a cena em 2 climas, Dia e Entardecer, comparando métodos de iluminação de Sun + Sky e posteriormente Dome + Hdri. Alguns outros detalhes de ambientação como por exemplo, distribuir livros em uma prateleira utilizando-se do Book Manager, o Floor Generator para criar tábuas de madeira, pisos, etc.. também são ensinados.

3.

MATERIAIS (EXTERNAS)

Nestas aulas explico como criar +25 materiais diferentes utilizando-se apenas de referências. Há uma breve teoria antes da criação de cada um dos materiais. Materiais complexos como blend, composite também são abordados.

4.

CÂMERAS, RENDER & PÓS PRODUÇÃO (EXTERNAS)

Há uma abordagem rápida de otimização do Render Setup (F10) em termos de Qualidade X Tempo de render, especialmente para imagens muito grandes. Correção de erros como noise, manchas e GI e também a Pós Produção com Render Elements são abordados nestas aulas.

5.

ILUMINAÇÃO (INTERNAS)

Aplicação dos conceitos de iluminação utilizando-se de HDRI para os climas: Inverno e Anoitecer. Novamente agrega-se brevemente algumas teorias de iluminação.

6.

MATERIAIS (INTERNAS)

Desta vez o aluno aprende a criar +20 materiais diferentes utilizando-se apenas de referências.

7.

RENDER & PÓS PRODUÇÃO (INTERNAS)

Para a parte de render, existe o processo de otimização para o tempo de render levando em conta a quantidade de luzes na cena. As aulas de pós produção para as imagens internas seguem exatamente a mesma didática das aulas de externas, explicando a mesma coisa, apenas mudando o fato de termos situações de luzes e câmeras diferentes.

Conclusão! As 39horas do Curso Butterfly + 33horas das aulas Do Zero à Pós formam as 72 horas do Curso Completo de Fotorealismo com Vray (butterfly). Então na verdade, o Do Zero à Pós já é parte integrante (últimas aulas) do Curso Completo que foram separadas em um novo curso. É por isso que ao comprar o Curso completo recebe-se também o Do Zero à Pós.

Cover 3D course Photorealism with vray, Capa do curso de fotorealismo com Vray Render, também conhecido como curso Butterfly

+72 Horas/Aula

Acesso Ilimitado às Aulas

Teoria & Prática

HelpDesk com o Professor por 1 ano

Aulas dos Plugins: Relink Bitmaps - VMC - OnyxTree Storm - Rock Generator - Marvelous Designer - Edges Chex - Clone - Rail Clone - Book Manager - Floor Generator - Unfold 3D - Multi Texture - Unique ID - Magic Bullet Looks - Alien Skin e Knoll Light Factory

Teorias: Câmera - Fotografia & Composição - Gestalt - Teoria dos Materiais - Teoria da Iluminação - Global Ilumination - Criação & Edição de texturas - Teoria das Cores - Mapeamento Correto - Criando seu diferencial - Color Grading - Efeitos

Aulas Práticas: Modelagem avançada - Iluminação do básico ao avançado - Texturas - Materiais do básico ao avançado - Render Settings do básico ao Avançado - 3 tipo de Pós Produção

+ Todas as aulas do curso Do Zero a Pós

From Zero to post production, House.M 3D studio Max and Vray Course 3D in portuguese language. Capa do Curso 3D do zero à pós produção em Língua portuguesa

+33 Horas/Aula

Acesso Ilimitado às Aulas

Somente Prática

HelpDesk com o Professor por 6 meses

Aulas dos Plugins - OnyxTree Storm - Marvelous Designer - Edges Chex - Clone - Rail Clone - Book Manager - Floor Generator - Multi Texture - Unique ID

Aulas Práticas: Modelagem do intermediário ao avançado - Iluminação Avançada - Mais de 40 tipos de Materiais do intermediário ao avançado - Render Settings - Pós Produção com render elements

15/01/2017

0 responses on "Quais são as principais diferenças entre os cursos: Fotorealismo com Vray (Butterfly) x Do Zero à Pós Vol.1?"

Leave a Message

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Get awesome monthly updates on news, courses, products, freebies and special promotions.

You have Successfully Subscribed!

top
Thi Lima - 3D, Consulting & Online Schoool - All rights reserved  | São Paulo/SP